A Ressonância Magnética é um método revolucionário de diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante, portanto, não oferece riscos à saúde inerentes à radiação. A maioria dos exames de ressonância tem duração de 15 a 30 minutos dependendo da região do corpo a ser estudada e de quantas imagens serão necessárias para o esclarecimento diagnóstico.
O exame é realizado em um magneto (tubo) no qual o paciente entrará deitado em uma maca deslizante, posicionado e confortavelmente instalado, com travesseiros e almofadas por um técnico capacitado. Ele colocará um dispositivo chamado "bobina" ao redor de uma parte do corpo a ser estudada. Quando o exame for iniciado, a maca deslizará e levará você lentamente para o interior de um pequeno túnel com extremidades abertas, arejado e iluminado.
O técnico ficará no comando do aparelho, fora da sala no decorrer do exame, monitorando o procedimento durante o tempo todo e, através de um sistema de som pode lhe ouvir e falar com você nos intervalos entre as sequências (aquisições), orientando-lhe quando necessário. Você deve relaxar e permanecer o mais imóvel possível. Se sentir qualquer desconforto, existe uma campainha à sua mão para que você possa chamar a atenção do técnico e assim possa dizer o que está errado.
Durante alguns tipos de exame (abdômen e pelve) será necessário que você prenda a respiração por alguns instantes evitando a degradação das imagens obtidas.
Em alguns casos pode ser necessário o uso de um contraste (Gadolínio) injetado na veia para a obtenção de informações adicionais valiosas para o diagnóstico. Esse contraste é extremamente seguro, com raros casos relatados de reações alérgicas leves. Sempre que o contraste for utilizado, um médico estará acompanhando o exame.
Por trabalhar com um alto campo magnético, existem algumas orientações e restrições importantes sobre a Ressonância Magnética que você precisa conhecer. São elas:
- The Resolution (Boston Scientific Corp);
- Long Clip (HX-600-90L Olympus);
- Quick clip 2 (HX-201LR-135, HX-201UR-135 Olympus);
- Quick clip 2 (HX-201LR-135L, HX-201UR-135L Olympus);
- TriClip Endoscopic Clipping Device (TRICLIP);
Indicações:
Para realizar exames em gestantes no 1º trimestre: lesões cerebrais ou medulares maternas; pacientes oncológicas; pacientes com doenças aguda torácica, abdominal ou pélvica sem diagnóstico pelo USG; casos específicos de anomalia fetal ou desordens fetais complexas;
Uso do contraste em gestantes: quando não há outros métodos diagnósticos; RM sem contraste é insuficiente; a dúvida é relevante; o médico responsável pela paciente não acha prudente esperar resolver a gestação para obter a informação do exame. O médico responsável, radiologista e a paciente precisam preencher a documentação sobre os riscos.
Se necessário radiografar antes:
OBS: Salvo quando especificado no respectivo item, o tempo de instalação do material não interfere na sua segurança.
Devido à existência destas inúmeras restrições você deve informar sempre que possuir qualquer material metálico ou contraindicado antes da realização do exame.
Para entrar na sala do aparelho você deve retirar todo material metálico do corpo, como brincos, colares, cintos e outros, bem como guardar seus pertences, como relógio e cartões magnéticos. Eles podem interferir na qualidade da imagem, e também serem degradados ao entrarem em contato com o alto campo magnético do aparelho.
O Lucilo Maranhão Diagnósticos disponibiliza lockers para que você possa guardar os seus pertences em segurança enquanto realiza seu exame.
Alguns pacientes precisarão de acompanhamento para realizarem o exame, como nos casos de alergias a medicamentos, claustrofobia, ou que possuem movimentos involuntários no corpo ou área de exame.